sexta-feira, setembro 07, 2012

    ATÉ QUE PONTO VOCÊ PENSA QUE A SUA PRIVACIDADE NO FACEBOOK ESTÁ PROTEGIDA?


    Essa pergunta poderia ser feita da seguinte forma: "É possível proteger a sua privacidade no facebook?". Se for para responder assim taxativamente, minha resposta seria um grande "NÃO"! Mas sinto que estaria a mentir, porque a resposta na verdade é dúbia, ou seja, tem um pouco de sim e um pouco de não. Quer saber porquê?


    Um pouco de NÃO

    Porque apesar de a equipe do facebook implementar vários níveis de segurança, é sabido por todos que o próprio facebook tem em seu banco de dados todas as nossas informações, desde o dia em que aderimos à rede até a última actualização de status e comentário que fizemos hoje. 

    Estas informações, apesar de eles negarem categóricamente, é usada para fins comerciais, ou seja, através das páginas em que clicou "gosto", (as visitas e espiadelas, ou simplesmente as conversas que teve) eles têm acesso aos seus "interesses" na rede social e traçam uma espécie de gráfico de tendência, mostrando assim as coisas que provávelmente irão despertar o seu interesse e, em sua página aparecerá, na sua maioria, publicidades ou anúncios que têm mais chance de ser clicados por si.

    Estes cliques geram lucros para eles, visibilidade para o anunciante e quando você gostar dessa página, esse anúncio será promovido também na página de seus amigos que possuem "interesses" em comum, como páginas que gostou, videos que assistiu, etc.  Apanhou a ideia?

    Mas para dizer a verdade, para muita gente este facto não assume grande importância, até porque não se pode fazer muito acerca disso. O que realmente importa aos outros e provavelmente a si também, é como proteger a sua privacidade das demais pessoas, especialmente aquelas indesejáveis, não é mesmo? Então surge o outro lado da questão.

    Um pouco de SIM

    Bem, existem passos que seguidos, ajudam a dar aquele Upgrade no seu perfil do facebook e medidas externas, basicamente cuidados gerais, ajudam a limitar o tipo, a quantidade e qualidade de informação pessoal ou não, que expomos ao público.

    Nesta série de 3 artigos, eu, José Viriato, falarei sobre como melhorar a segurança da sua conta e do seu perfil no Facebook entre outras medidas que ajudarão a proteger a sua privacidade. 

    Nesta primeira parte vou falar sobre as ferramentas de segurança que o próprio Facebook dispõe para nós.

    FERRAMENTAS DE SEGURANÇA DO FACEBOOK...

    No dia 23 de Outubro de 2010, a Equipe do Facebook resposável pela segurança da Rede Social, anunciou uma série de novas ferramentas para proteger a conta e o perfil de seus usuários, que talvés você não saiba. São elas:


    • DESCONEXÃO REMOTA DO FACEBOOK

    Já alguma vez acessou a sua conta do facebook, checou suas notificações e viu seu perfil a partir do celular ou computador de seu amigo, ou mesmo num cyber café e não tem certeza se clicou na opção Saír? Então presta atenção:

    Se estiver a acessar o Facebook a partir de um navegador (Firefox, Chrome, Maxthon, IE'ca) vá ao canto superior direito, pnde está escrito "página inicial" e verá uma seta. Ao clicar nela vai ver o item "Definições de Conta", no menú "Segurança",  o usuário pode verificar se ainda está logado em outros aparelhos e computadores, e encerrar a sessão de onde estiver. Isso até é relativamente fácil de se fazer. 

    No entanto, o problema aparece se estiver a usar o aplicativo do facebook para Android, pois, os passos são mais minunciosos, visto que muita gente usa o aplicativo, porém não tira tempo para explorá-lo até a exaustão. Mas saiba que pode fazê-lo da seguinte forma:

    No canto superior esquerdo tem esta ferramenta (ver imagem abaixo) onde você toca/clica e é levado até a tela seguinte, onde você vai tocar/clicar no menú CONTA.

    Tocar na ferramenta do menú principal do aplicativo e depois escolher o sub-menú "Conta"


    Depois vai abrir uma caixa de diálogo, em que vão aparecer várias opções. Escolha a opção "Definições de Conta". Em "definições de conta" escolha o Menú "Segurança".



    Abra "Sessões activas" e é só eliminar aquelas que você não tem a menor ideia de onde acessou.




    Nesta opção, você terá como informações o dia e hora do último acesso, a localização, e o tipo de dispositivo usado para acessar a sua conta. No meu aplicativo eu tenho dez sessões activas. Note que eu uso o Samsung Galaxy Tab, porém o aplicativo é o mesmo para todos os aparelhos Android e usando essa ferramenta de segurança, você pode encerrar a sessão de onde estiver. 

    Se outra pessoa acessar a conta de um usuário sem a permissão do mesmo, ele poderá desconectar o login não autorizado, antes de redefinir a senha e tomar mais providências para proteger a segurança de seu perfil e de seu computador.

    Mais dicas aqui:


    Até a segunda parte da série “ATÉ QUE PONTO SUA PRIVACIDADE NO FACEBOOK ESTÁ PROTEGIDA? – O que você publica pode ser o seu fim! Ou não...”









    Comentário(s) no Facebook
    0 Comentário(s) no Blogger

    0 comentários sobre ATÉ QUE PONTO VOCÊ PENSA QUE A SUA PRIVACIDADE NO FACEBOOK ESTÁ PROTEGIDA?...

    Back to Top