domingo, janeiro 27, 2013

    QUANDO O AMOR E AS PANELAS ENTRAM EM CONFLITO!





    Vou começar essa nova temporada aqui no Mana Minga falando sobre um assunto que levei a debate numa das turmas em que dou aula. O debate era sobre Gestão de Conflitos no Lar e o prato do dia foi: "Tarefas Domésticas - Responsabilidade de quem?".

    Minhas turmas são compostas por adolescentes dos 13-16 anos e queria saber o ponto de vista deles sobre como os seus pais têm resolvido os conflitos em casa e a influência que eles e outros membros da família exercem sobre os conceitos que os adolescentes possuem sobre o tema do dia. Foram expostos três cenários:


     
    Cenário 1:
    Marido e esposa voltam pra casa depois de um dia cansativo de trabalho. O marido sabe cozinhar. A esposa também, lógico! No entanto, ele espera que a esposa faça o jantar, pois essa é a parte que cabe a ela como dona de casa.  No entanto, ela se recusa alegando cansaço e diz que assim como ele trabalhou todo o dia, ela também. Está cansada. Além do mais, ela também põe dinheiro em casa. Ele sabe cozinhar, por isso, se tiver fome, que vá ao fogão!

     
    Cenário 2:
    Marido e esposa trabalham, e têm empregada em casa. No final do dia o marido chega a casa e encontra a comida feita e a mesa posta. No entanto, recusa-se a comer porque, segundo ele, não come a comida da empregada... quer a comida da “sua mulher”! Eram já 22 horas.

     
    Cenário 3:
    Marido e esposa brigam porque segundo ele, a esposa “nunca faz nada direito”.

    Marido: Sempre que chego do serviço, no fim do dia, encontro a casa desarrumada, a louça suja e as crianças numa barulheira geral.

    Esposa: Eu estou cansada! Tive que arrumar, limpar, lavar, cozinhar e cuidar das crianças. Achas que é fácil?

    Marido: Se tivesses feito tudo isso que dizes, a casa não estaria desse jeito. É sempre a mesma coisa!

    ***

    Eu sei... é um título muito grande. Mas a conversa de hoje também é! Afinal, quantas vezes esposa e marido não foram ao tatami por causa de tarefas domésticas?

    Meus pais não tiveram esse problema, pois naquela altura as funções de homem e mulher no ambiente doméstico eram bem definidas - homens saiam e trabalhavam para prover o sustento do lar e as mulheres ficavam em casa, com as obrigações domésticas e a educação dos filhos. Hoje, com a revolução sexual, direitos feministas, entrada da mulher para o mercado de trabalho (fora de casa, né?) e a globalização, as coisas mudaram e muito. No entanto, existe uma corrente crescente que dita que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens e por isso, não mais aceitarão ser tratadas como “escravas”!

    O pior é que essa “corrente” de pensamento, parte de adolescentes, cuja personalidade tem sido moldada pelos exemplos dados por personagens de novelas, fraca educação familiar e influência de amigos mal informados.

    Em conversa com minhas alunas, eu fiquei chocado com o ponto de vista geral que elas tinham sobre o assunto. Numa turma da oitava classe (8ª série) de 39 alunos, 25 meninas e 14 rapazes, digamos que 40% concordaram que tarefas domésticas devem ser partilhadas. Cerca de 30% sendo maioritariamente rapazes, alegaram que apesar da mulher estar no mercado de trabalho, existem tarefas dentro do lar que cabem aos dois, ou seja, cada um desempenha o seu papel, sendo que, mesmo que trabalhe, ela deve cuidar das tarefas domésticas, pois ela é a mulher! Apenas 10% concordaram que existem tarefas que devem ser natas de cada um dentro do lar, porém, não é errado que exista partilha de tarefas, sendo que no lar, existem tarefas que definitivamente cabe ao homem executar, por questão de força fisica e aptidão nata; o oposto também é verdadeiro. E por fim, 20% não expressaram ideias formadas sobre a questão.

    Concluí o debate dizendo que os afazeres domésticos precisam ser divididos, até por uma questão de justiça, afinal, na maioria dos casos, no fim do dia os dois, marido e esposa, chegam cansados em casa. Para que essa questão não cause discussão desnecessária, uma boa solução é o acordo para a divisão de tarefas domésticas. É importante que o casal avalie suas prioridades e realize essa divisão de modo equilibrado, em conjunto.

    Digamos que ao invés do marido, a esposa é mais habilidosa em tarefas de conserto e o esposo domina a arte da panela! Porque ele não fica responsável pelo jantar? Meus vizinhos, adotaram esse sistema. Ele trabalhava meio periodo e estudava de noite, mas a esposa trabalhava em tempo integral. Ele chegava a casa, fazia o almoço e tratava das crianças e deixava o jantar adiantado, tipo peixe em via d’alho, ingredientes para a sopa já cortados, sei lá. Quando a esposa chegasse, fazia o jantar! Seus filhos foram criados nesse clima.


    Mesmo eu, aos nove anos entrei para o mundo das panelas e tenho traquejo na arte do bem cozinhar e lido com as demais tarefas domésticas sem problemas (yá, esse é o meu "Momento Mana Madó"!  \o/).

    No fundo, é mais questão de formação mesmo, educação do berço e influência cultural. Em África e boa parte do mundo, a mulher está para cozinha assim como o homem está para trocar lâmpada! Mas é possível moldar a nossa personalidade e mudar nossos conceitos sobre o assunto. A situação de cada casal e a rotina de cada lar deve ser avaliada para que essa divisão seja feita - os dois trabalham fora o dia todo? Um trabalha fora e o outro trabalha meio-período ou em horários alternativos? Um trabalha e o outro trabalha e estuda?

    Cada caso é um caso diferente e cada casal deve avaliar no que pode contribuir para que o dia a dia seja o mais prazeroso possível. É verdade que sempre existirão choques de personalidade, diferença de opiniões, mas a conversa franca e espírito de parceria, aliado ao amor e bom senso podem manter a casa em ordem e a felicidade em dia!

    Se gostou do post e tem algo a dizer sobre o assunto, então clica em "curtir" aqui em baixo, envie o link para seus amigos e deixe seu comentário! Mana Minga agradece...













    Comentário(s) no Facebook
    0 Comentário(s) no Blogger

    0 comentários sobre QUANDO O AMOR E AS PANELAS ENTRAM EM CONFLITO!...

    Back to Top