sexta-feira, agosto 27, 2010

    "O QUE É A CONSCIÊNCIA NEGRA, PARA VOCÊ?"

    Há dias atrás, o blogue Mana Minga foi contactado pela Acessoria de Imprensa da Campanha "Consciência Negra em Cartaz", para solicitar a divulgação da Campanha, facto este que nos deixou bastante feliz, pois, um dos objectivos do blogue Mana Minga é divulgar aspectos socio-culturais de vários países e o Brasil faz parte dos países que temos como alvo, e verdade seja dita, boa parte de nossos visitantes são oriúndos de vários estados desse país irmão.... Duvida? Dê uma olhada na barra lateral e confira o número de visitas únicas!

    (...)Então eu e a Maravilha resolvemos dar uma força! Afinal a campanha, longe de fomentar o preconceito, tem um papel bem contrário; estimula o raciocínio e chama atenção para a necessidade de mudança sobre o conceito “Negritude”. Ajuda a ver o lado bom que todos, independentemente da cor da pele, podem oferecer afim de mudar nem que for um pouquinho, o mundo que nos rodeia.


    O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.Esta Campanha é uma iniciativa cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura e veio para dar continuidade ao sucesso da Campanha Fotográfica realizada em 2009, “África em Nós”.

    A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

    Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

    Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.


    COMO PARTICIPAR?

    Os participantes deverão criar um cartaz baseado na pergunta: “O QUE É A CONSCIÊNCIA NEGRA PARA VOCÊ?”. Os cartazes podem ser realizados utilizando-se somente palavras ou palavras e imagens. Os participantes que optarem pelo uso só de palavras podem utilizar vários tipos de desenhos de letras, variações de cor e tamanho. Caso a opção seja também pelo uso de imagens, estas podem ser desenhos ou fotos. Todas as instruções e o regulamento que você pode encontrar aqui.

    No site, teremos o “Blog Consciência Negra”, onde estarão disponibilizados os mais variados conteúdos, explicações, exemplos, bem como mostras virtuais de cartazes temáticos, para que os participantes, inscritos ou não na campanha, possam ir informando-se sobre o já realizado e proporem suas próprias idéias na linguagem visual que preferirem.

    De lembrar também que os cartazes em que transmitirem mensagens ricas e positivas, farão parte da exposição sobre a consciência negra e o melhor cartaz será usado para promover a grande celebração do Dia Nacional da Consciência Negra.

    No site da campanha os internautas ainda poderão expressar seus sentimentos sobre a consciência negra em forma de uma frase que estará visível no site. Passe por lá e deixe uma mensagem...

    Só lembrando:

    Site: consciencianegra.com.br
    Blogue: blog.consciencianegra.com.br
    Twitter Oficial: twitter.com/conscienciasp








    Comentário(s) no Facebook
    0 Comentário(s) no Blogger

    0 comentários sobre "O QUE É A CONSCIÊNCIA NEGRA, PARA VOCÊ?"...

    Back to Top